terça-feira, 29 de maio de 2012

Estamos jogando dinheiro no lixo

Cada um de nós produz cerca de 1kg de lixo por dia, ah mais é tão pouco, não é se você calcular pela população, produzimos cerca de 170 mil toneladas de lixo por dia, e o pior é que conseguimos reciclar apenas 11% dessa sujeira toda, o restante vai parar nos lixões, poluindo nosso solo.

Nós somos um dos países que mais reciclamos garrafas Pet e latas de aluminio, mais e o restante como matéria orgânica, latas de aço, vidros, plásticos. Nosso lixo é rico, estamos jogando dinheiro no lixo, literalmente.




Uma das grandes dificuldades, é a separação dos materiais, pois um pode contaminar o outro, deixando impossível a reciclagem, e outra coisa é que fica caro a separação nos centros de reciclagem.

consciência na hora de jogar o lixo no lixo é um ponto muito importante. Quase tudo pode ser reciclado, os principais são o plástico, vidro,metal, papel, mas também podemos reaproveitar cerâmicas, acrilicos, papéis plastificados, baterias, pilhas e até mesmo papel higiênico e bitucas de cigarro. As lâmpadas fluorescentes, espelhos, e materiais com residuos tóxicos não podem ser reciclados.

A reciclagem pode trazer diversas vantagens tais como economia de energia, preservação do meio ambiente, pois cada produto produzido é necessário a materia prima, que vem da natureza. A areia para o vidro, a árvore para o papel, o petróleo para o plástico, e assim por diante. Tem construtoras no Brasil, que já estao aproveitando os entulhos de demolições para fazer novos prédios, a economia é de milhões por construção, e quem irá se beneficiar? A população é claro, com apartamentos mais baratos. 

O assunto da reciclagem pode parecer um papo chato, um assunto batido, mas temos que pensar num futuro não muito distante, no futuro de nosso filho, netos, até o nosso mesmo, pois cada dia o brasileiro vive mais, e por que não viver melhor também? Só depende de nós, se cada cidadão separar o seu lixo, cobrar do seu prefeito pela coleta seletiva, podemos , ainda ter um mundo melhor.

Atualmente, apenas 327 municípios tem a coleta seletiva, sendo que não são em 100% das residências, apenas Curitiba(PR), Itabira(MG), Londrina(PR), Santo André(SP), Santos(SP), todos os moradores são beneficiados com a coleta seletiva.

O Brasil está em 84 no ranking dos país que mais reciclam, tendo os Estados Unidos, Japão, Alemanha e Holanda nos quatro primeiros lugares. Este ranking pode mudar, basta nos unir e fazer o melhor para nós mesmos e para nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário