Crianças são pequenos espelhos nossos e do mundo. Tudo o que ela ver ou ouvir, vai reproduzir. Ás vezes as crianças estão meio agitadas ou arredias, com certeza algum dos ambientes onde ela convive está havendo conflitos, e nós, pais e mães, é quem devemos prestar atenção e descobrir o que se passa.
Converse sempre com seus filhos, eles tem que saber que tem um amigo confiável, que nunca vai trair sua confiança e que sempre vai amá-lo.
Os pais também devem ser cúmplices, nada pior para a criação de uma criança do que um dizer que não e o outro dizer que sim. As crianças são espertas, sempre usarão desde artifício para conseguir o que querem. Claro que vocês não precisam concordar o tempo todo, mais escolha um momento em que seu filho não esteja perto para dizer o que você pensa para seu parceiro. Outra coisa é ceder a birras, se seu filho espernear, chorar querendo algo que você não pode dar, e você comprar, ele vai saber que toda vez que quiser algo é só chorar. Um ponto muito importante é que em hipótese alguma fale mal de seu cônjuge na frente de seu filho, isto pode destruir o respeito dele por você e por ele.
Um exemplo vale mais do que mil palavras. As crianças começam a nos imitar assim que nascem. É desta forma que aprendem a falar, comer, andar, bater palmas. Como já tinha falado, são pequenos espelhos. Vamos cuidar nossas atitudes, antes de repreender as crianças. Não adianta falar que cenoura e alface são gostosas, se você não comer eles vão associar com algo que não é bom.
Fazer ameaças, contar mentiras, ou não explicar o por que, são táticas da época em que a sua avó foi criada. Para as nossas crianças, que são conectadas, cheias de informações e de curiosidades não cola mais. Temos que dar as repostas para suas perguntas, sempre que disser não, diga também o por que.
E sempre ame seus filhos, pois são a parte mais bonita de você.
Feliz Dia da Família
Baseada na matéria de Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário