terça-feira, 22 de maio de 2012

7 atos de solidariedade

Solidariedade, vejo muitos falarem, mas poucos agirem.
O que é ser solidário, é ter um discurso bonito a respeito dos direitos dos cidadãos e pronto. Não, ser solidário é mais ação. Sabemos, que com a correria do dia-a-dia, as pessoas não tem tempo para se doar. Mas não precisamos de muito, talvez aluns minutos de atenção à aquela senhora que senta ao se lado no ônibus já seja suficiente para você ser solidário com alguém.
Tenho algumas dicas de como praticar atos que farão bem aos outros e principalmente a você, que irá se sentir parte de um todo.





Você não tem que gastar nada, alguns minutos e você está liberado. Pode salvar muitas vidas, e ainda ganha gratuitamente um exame geral de sangue.

2 - ceder o assento no ônibus
Um ato que aprendemos, desde crianças,  é ceder o lugar aos mais velhos, pois um dia você também vai ficar velho, aí vai chegar a sua vez.

 3 - jogue o lixo no lixo
Pode parecer que não tem nada  a ver, mais você não atirar o lixo por aí, você estará ajudando a muita gente. Quer exemplos: a mãe que ensina o filho a não jogar o papel de bala no chão, o gari que tem que catar sua sujeira, as pessoas que tem que desviar das sujeiras na rua. Além de solidariedade é consciência ambiental.

 4 - doe o que você não usa mais
Doar faz tão bem, você tem um monte de cacarrecos que não usa mais, então doe. Sabe aquela roupa que não serve mais. Sempre tem alguém precisando mais do que você.

5 - doe alguns minutos por semana
Seja para ler um livro na escola de seu filho, ou num lar de idosos, visite um hospital, ou simplesmente dê atenção a aquela pessoa que falou com você. Mas estou falando de atenção mesmo, de se importar, e ouvir o que a pessoa está dizendo, pessoas idosas e crianças tem tanto a te oferecer , aceite e agradeça.

6 - diga não aos preconceitos
Negros, brancos, heteros ou homossexuais, todos somos pessoas. Não seja um irracional, denuncie se presenciar o preconceito próximo a você, as pessoas não devem ser rotuladas, como produtos em prateleiras de supermercados, todos temos o direito a vida.

 7 - denuncie a violência doméstica e o abuso infantil
São coisas graves e está acontecendo cada vez mais perto de nós, não se finja de cego, vamos denunciar, pois só assim podemos acreditar que teremos um mundo melhor.


Doar não é apenas o ato de dar algo que você não quer mais para alguém, doar é entregar uma parte valiosa de você para quem precisa, é ajudar sem saber a quem e sem esperar retorno. Doar é a forma mais bonita de amar ao próximo segundo os preceitos de Deus.

7 comentários:

  1. adorei e concordo com tudo .
    existem tantas formas dede ser solidario,pratique.fara bem a vc e ao outro.

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo, parabéns Maria Dias!
    solidariedade é vida, solidariedade é acima de tudo amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. gostei disto tem razão ceder o lugar aos mais velhos pois um dia sera a sua vez adorei
    👍💖😘😇.

    ResponderExcluir