sexta-feira, 1 de junho de 2012

Livros na infância, saiba o que é indicado para cada idade

A infância é uma idade muito complicada, aliás eu acho que não temos uma idade fácil, mas nesta fase é muito delicado. O caráter da criança está se formando, tudo o que eles aprendem vão levar para a vida adulta, e nós somos os responsáveis pelo que eles aprendem. Acho muito cômodo para os pais colocarem toda a responsabilidade da educação dos filhos na escola e nos professores, sendo que este deve ser um trabalho em conjunto: família e escola, só assim vamos conseguir criar pessoas de bem para o futuro.







Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a babá dos tempos atuais, a televisão e o computador. O que nosso filhos assistem enquanto estamos trabalhando? Que livros estão lendo? Nós temos que ter um certo controle sobre isso, pois este material será usado por ele para sua vida adulta. Eu penso que a medida não é o proibir, mas sim o informar, se o seu filho ler uma história que não seja politicamente correta ou ver alguma coisa imprópria na televisão ou internet, converse com ele, pergunte o que ele pensa sobre aquilo, se ele entendeu a informação que recebeu e explique para ele de uma forma que não agrida. 

Uma boa forma de estar mais próximo dos filhos é tirar uns minutinhos por dia para ler uma história, sei que a vida é corrida e muitos não tem tempo para nada, mas alguns minutos na hora de colocar eles para dormir já serão suficientes, irá aumentar o elo de vocês, e é uma oportunidade de você ensinar valores que achamos importantes para a vida

Mas qual história contar? Cada idade pede um estilo de história e entende um tipo de linguagem, então para facilitar a vida listei aqui algumas dicas por idade:



0 até 3 anos 

Pois é, os bebês também podem e devem ouvir histórias, que não devem passar dos 5 minutos. Cantigas e versinhos são uma boa forma de colocação os pequenos em contato com as histórias.
Sugestões de Livros: Bem-te-vi, Fora da GaiolaGirassóis, Quem canta seus males espanta, entre outros.

3 a 4 anos 

As histórias devem ser curtas e atrativas, as preferidas são as que tem bichos, brinquedos e objetos e que usam expressões repetitivas. 
Sugestões de Livros: Bililico, O ursinho apavorado, Adivinhe o que é?, Coleção da Ninoca, entre outros.

5 a 6 anos

Histórias mais reais atraem este público, histórias que falam sobre a vida real, da escola, de casa, em textos curtos e de fácil compreensão, um ponto forte é a ação. As crianças desta idade adoram ouvir a mesma histórias várias vezes.
Sugestões de Livros: O menino e o jacaré, A fantástica fábrica de chocolates, entre outros.

7 a 9 anos

Nesta idade gostam de histórias de aventuras, humorísticas e com vinculo com a realidade, anseiam por aprender algo para dividir com outras crianças.
Sugestões de Livros: A roupa nova do rei, O gato de botas, Como viver para sempre, Tremendo de coragem.

10 a 12 anos

Narrativas de aventuras, viagens, relatos da história, fábulas e histórias da família. Deve ler suas próprias histórias.
Sugestões de Livros: Pluft, o fantasminha, Ou isto ou aquilo, O príncipe e o mendigo, entre outros.

Influencie deste cedo os seus filhos a lerem, pois pequenos ouvintes se tornam grandes leitores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário